Como avaliar/analisar a produção artística:
análise
- Objetivo - O que vejo?
- Subjetiva - títulos, tema
- Formal - forma do trabalho, o nome da escola, modo de pintar
- linha
- forma
- cor
- volume (luz/sombra)
- textura
• Aos alunos de Introdução à Arte sobre suas técnicas , formação autodidata e
experiências de pintura.
Da infância, brincando com tintas óleo à atividade de açougueiro, tentativas
de estudar arquitetura e de estudar em ateliês.
Detalhes sobre a intensa pesquisa/procura pelas cores e das referências sobre
o tema cotidiano, figuras humanas), utiliza váriascamadas sobrepostas de cor,
contornos definidos.
O mercado abre-se ao poucos, a partir das mostras em galeria.
A vanguarda está no poder institucional, arte conceitual domina as
Bienais mundo afora. O discurso é bastante parcial, sobrevaloriza
interesses de um artista e não da classe ou do movimento de arte.
A morte da pintura e outras baboseiras do "mundo da arte".
[ importante: domínio das formas realistas]
Há atualmente três tipos de produção artística
I) Arte Contemporânea II) Arte Moderna III) Arte Acadêmica
I - Acadêmica que segue a "Escola de Arte" do séc. XIX
II - Moderna que segue as vanguardas do séc. XX(até 50)
III - Contemporânea, onde não há cânones, modelos ou escolas, usam
tudo do cotidiano para sua produção, como linguagem e reflexão.
Entra aí a Arte Conceitual, que permite uso de qualquer suporte (físico/eletrônico).
* mediação -> obra/leitor
** arte, até o séc. XIX era de representação( mímesis ) da realidade.
___________________________________________________________________
Discursos de Arte
4) Tipos de discurso
A relação do público à produção contemporânea é variada :
aceitar/gostar, rejeição ou condenação;
Para compreender a produção de arte: conhecimento de História da Arte
ter campo alargado (horizonte amplo), não ter idéia pré-concebida,
mediação da obra/público; afastar a idéia "tradicional" das artes plásticas.
Museus Pop :: para a grande massa da população
Exposição é um ritual, um processo (planejado pela museografia)
onde a visão e a leitura são importantes para entendimento.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
0 comentários:
Postar um comentário