quinta-feira, setembro 16, 2004

Introdução à Arte - Britto Velho, Produção Artística - 16/09/2004

Como avaliar/analisar a produção artística:

análise

  1. Objetivo - O que vejo?
  2. Subjetiva - títulos, tema
  3. Formal - forma do trabalho, o nome da escola, modo de pintar
Elementos Visuais

  • linha
  • forma
  • cor
  • volume (luz/sombra)
  • textura
Conversa com Carlos Carrion de Britto Velho

Aos alunos de Introdução à Arte sobre suas técnicas , formação autodidata e
experiências de pintura.
Da infância, brincando com tintas óleo à atividade de açougueiro, tentativas
de estudar arquitetura e de estudar em ateliês.


Detalhes sobre a intensa pesquisa/procura pelas cores e das referências sobre
o tema cotidiano, figuras humanas), utiliza váriascamadas sobrepostas de cor,
contornos definidos.

O mercado abre-se ao poucos, a partir das mostras em galeria.
A vanguarda está no poder institucional, arte conceitual domina as
Bienais mundo afora. O discurso é bastante parcial, sobrevaloriza
interesses de um artista e não da classe ou do movimento de arte.

A morte da pintura e outras baboseiras do "mundo da arte".


[ importante: domínio das formas realistas]

Há atualmente três tipos de produção artística
I) Arte Contemporânea II) Arte Moderna III) Arte Acadêmica

I - Acadêmica que segue a "Escola de Arte" do séc. XIX

II - Moderna que segue as vanguardas do séc. XX(até 50)

III - Contemporânea, onde não há cânones, modelos ou escolas, usam
tudo do cotidiano para sua produção, como linguagem e reflexão.
Entra aí a Arte Conceitual, que permite uso de qualquer suporte (físico/eletrônico).

* mediação -> obra/leitor
** arte, até o séc. XIX era de representação( mímesis ) da realidade.

___________________________________________________________________

Discursos de Arte

4) Tipos de discurso

A relação do público à produção contemporânea é variada :
aceitar/gostar, rejeição ou condenação;

Para compreender a produção de arte: conhecimento de História da Arte
ter campo alargado (horizonte amplo), não ter idéia pré-concebida,
mediação da obra/público; afastar a idéia "tradicional" das artes plásticas.

Museus Pop :: para a grande massa da população

Exposição é um ritual, um processo (planejado pela museografia)
onde a visão e a leitura são importantes para entendimento.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

0 comentários: