terça-feira, dezembro 05, 2006

Rede Plano Arte

Alguns colegas ainda se pergunta, afinal, para que serve uma Rede de Cooperação? Que benefícios teremos fazendo parte dela?

Em primeiro lugar gente, rede é uma associação civil, através da qual vários indivíduos se reúnem para exercer atividades sócio-econômicas. No caso de vocês artistas plásticos, será para viabilizar a atividade econômica.

O maior objetivo da rede ( que é juridicamente uma associação, como dito acima) é reunir pessoas que sozinhas não teriam força de mercado e juntas, conseguirão essa força e fazer coisas que sozinhas não teriam oportunidade de fazer. Por exemplo: um ou dois artistas que queiram realizar uma exposição, talvez não a façam porque é muito caro bancar sozinho o local, o planejamento, iluminação, produção etc....em grupo, cada um pode mostrar seu trabalho e rachar a conta.

Outro ponto muito importante de se fazer parte de uma associação é que existem editais de para prestação de trabalhos artísticos por parte de entidades públicas e empresas privadas, dos quais só participa quem possui CNPJ. A associação possui CNPJ!!!!!!!!!!

Em grupo vocês podem pegar um grande projeto ou trabalho e dividi-lo, organizadamente, dividindo assim o ganho também.

Outro ponto crucial é que uma associação grande, como a de vocês que já possui 30 associados, poderá negociar com fornecedores pedindo desconto. Vocês firmam uma parceria de lealdade com o fornecedor: vocês só compram determinados materiais dele, e ele garante uma preço melhor, melhor prazo de entrega, enfim, coisas a se negociar caso a caso.

Também é importante lembrar que a Rede Plano Arte está recebendo apoio gratuito do governo e da Unisinos, que estão dispondo de :
-infra estrutura de apoio da universidade parceira, no caso, disponibilizando salas para reuniões e eventos, se necessário;
- advogados especialistas em associativismo, para facilitar a formalização e dirimir dúvidas dos participantes.
-instrumentos de apoio à consolidação da rede como, por exemplo: elaboração e implantação de planejamento estratégico, seminários estaduais e nacionais para troca de informações entre as redes, estímulo de cooperação e interação entre as redes criadas pela SEDAI.
- consultoria que ajuda o grupo a se firmar, através de reuniões e metodologias, que se pago provavelmente custaria em torno de R$ 45.000, 000 ( projetando-se o preço de um consultor e das horas despendidas com uma rede)

0 comentários: