Isso é o que deveria ler neste semestre.
ARNHEIM, R. Arte e percepção visual. São Paulo: Pioneira/EDUSP, 1980.
___. Consideraciones sobre la educación artística. Buenos Aires: Paidós, 1993.
BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane; SALES, Heloisa M. Artes visuais da exposição à sala de aula. São Paulo: EDUSP, 2005.
BARBOSA, Ana Mae (org.) Arte/Educação Contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.
___. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.
___. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.
___. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 1991.
___. Recorte e colagem: a influência de John Dewey no ensino da arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 1982.
___. Arte-Educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1978.
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 2000.
BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.
BUORO, Anamélia Bueno. Olhos que pintam: a leitura de imagem e o ensino da arte. São Paulo: EDUC/ FAPESP/ Cortez, 2002.
COURTÉS, J. Perspectiva semiótica. In: ___. Introdução à semiótica narrativa e discursiva. Coimbra: Livraria Almedina, 1979.p. 41-54.
CUNHA, Susana R.Vieira da (org.) Cor, som e movimento. Porto Alegre:Mediação, 1999.
EISNER, E. O papel da arte como disciplina. Porto Alegre: Fundação Iochpe, 1991.
___. Estrutura e mágica no Ensino da Arte. BARBOSA, Ana Mae (org.) Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1997. p. 77-92.
___. Educar la visión artística. Buenos Aires: Paidós, 1995.
EFLAND, Arthur D. Una historia de la educación del arte. Barcelona: Paidós, 2002.
___. Cultura, sociedade, arte e educação num mundo pós-moderno. In: GUINSBURG, Jacó; BARBOSA, Ana Mae (Org.) O pós-modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2005. p.173-188
FANTINATTI, Maria Sílvia. A criança do Sítio na TV. São Paulo: PUC/SP, 2003. (dissertação de mestrado).
FERRAZ, M.H.; FUSARI, M.F. de Rezende e. Metodologia do ensino de arte. São Paulo: FDT, 1993.
FIORIN, José Luiz. Elementos para análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2000.
FLOCH, Jean-Marie. Alguns conceitos fundamentais em Semiótica Geral. Documentos de Estudo do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. São Paulo: Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2001. (tradução de Quelques concepts fondamentaux em sémiotique générale. In: ___. Petites mythologie de l’oeil et de l’esprit pour une sémiotique plastique. Paris: Éditions Hadès-Benjamins, 1985. p. 189-207.)
FUSARI, M.F. de Rezende e; FERRAZ, M.H. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 1992.
GARDNER, H. Arte, mente e cérebro. Porto Alegre: ArtMed, 1999.
___. Educación artística y desarrollo humano. Buenos Aires: Paidós, 1994.
GOBBI, Márcia; LEITE, Maria Isabel. O desenho da criança pequena: distintas abordagens na produção acadêmica em diálogo com a educação. ANPED, 1999.
GOLOMB, C. La escultura: el desarrollo de los conceptos figurativos en un medio tridimensional. In: HARGREAVES, D. Infancia y educación artística. Madrid: Morata, 1991. p. 133-147.
HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
___. De qué hablamos cuando hablamos de Cultura Visual? Educação & Realidade, Porto Alegre, 2006 (no prelo).
LANDOWSKI, Eric. Presenças do outro. São Paulo: Perspectiva, 2002.
___. A sociedade refletida. São Paulo: EDUC/Pontes, 1992.
LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
LOWENFELD, V. & BRITTAIN, W.L. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo: Mestre Jou, 1977.
LUQUET, G.H. O desenho infantil. Porto: Ed. Do Minho, 1969.
MACHADO, Arlindo. Televisão levada a sério. São Paulo: Senac, 2000.
MASON, Rachel. Por uma arte-educação multicultural. Campinas: Mercado das Letras, 2001.
OLIVEIRA, Ana Claudia. Notas sobre a presentificação: inteligibilidade e sensibilidade na primeira página do Jornal. In: OLIVEIRA, Ana Claudia; CAMARGO, Isaac. Caderno de Discussão do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. São Paulo: Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2000.
___. Vitrinas acidentes estéticos na cotidianidade. São Paulo: EDUC, 1997.
PANOZZO, Neiva Petry. Percursos estéticos na literatura infantil: contribuições para a leitura da imagem na escola. Porto Alegre: FACED/UFRGS, 2001. (dissertação de mestrado)
PARSONS, Michael J. Panorâmica geral dos cinco estádios. In: ___. Compreender a arte. Lisboa: Editorial Presença, 1992. p. 37-53.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
___. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
PIAGET, J. & INHELDER, B. A representação do espaço na criança. Porto Alegre: ArtMed, 1993.
PILLAR, Analice Dutra (org.) A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 1999.
PILLAR, Analice Dutra. Os regimes de visibilidade nos desenhos animados. In: ___. Regimes de visibilidade nos desenhos animados da televisão. Porto Alegre: FACED/FAPERGS, 2004. p. 22-45.
___. Criança e televisão: leituras de imagens. Porto Alegre: Mediação, 2001.
___. Desenho e construção de conhecimento na criança. Porto Alegre: ArtMed, 1996.
___. Desenho e escrita como sistemas de representação. Porto Alegre: ArtMed, 1996.
___.Fazendo artes na alfabetização. Porto Alegre: Kuarup, 1986.
REZENDE e FUSARI, M.F. & FERRAZ, M.H. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 1992.
RICHTER, Ivone. Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das artes visuais. Campinas: Mercado de Letras, 2003.
RICHTER, Sandra. Criança e pintura. Porto Alegre: Mediação, 2004.
ROSSI, Maria Helena W. Imagens que falam. Porto Alegre: Mediação, 2003.
___. A compreensão das imagens da arte. Arte & Educação em Revista, n.1, Porto Alegre, out/95, p. 27-35.
SANTOS, Vera Bertoni dos. Brincadeira e conhecimento. Porto Alegre: Mediação, 2002.
STEINBERG, Shirley; KINCHELOE, Joe. Sem segredos: cultura infantil, saturação de informação e infância pós-moderna. In: ___.(Orgs.) Cultura infantil: a construção coorporativa da infância. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. p. 9-52.
STERN, Arno. La conquista de la tercera dimensión. Buenos Aires: Kapelusz, 1964.
quinta-feira, agosto 31, 2006
Bibliografia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
resumidas agendando sexualizada puente citrus pascolato conservam ouro pretenderem acreditarem
Postar um comentário