quinta-feira, outubro 21, 2004

Introdução à Arte - Sobre proj. de Graduação - 21/10/2004

Conversa sobre projeto de graduação, poética visual
e outras manifestações ou tipos de curso. Daí para
falar sobre como preparar-se para o Mestrado e/ou Doutorado.
Tratamos sobre educação básica formal.
Instituições e paradigmas de educação e arte.

Paradigmas e Modelos Educacionais
O que é instituição cultural.
Teixeira Coelho define como: instituição cultural é uma estrutura
relativamente estável, de reprodução, circulação, troca, uso e consumo
de bens culturais. O que temos no Brasil é uma instituição inconsistente
e apática que segue modelo (europeu) do século passado.

Sobre Política Cultural:

O conceito mais difundido de política cultural a entende
como um conjunto de intervenções realizadas pelo Estado, instituições civis,
entidades privadas ou grupos comunitários com o objetivo de satisfazer as
necessidades culturais da população e promover o desenvolvimento de suas
representações simbólicas¹. (¹ cf. Teixeira Coelho, in Dicionário Crítico de Política Cultural)
extraído de: Programas de Governo para Cultura



Discussão acerca de modelos de salões de arte, premiação e paradigmas.
Como organizar, como atuar sem uma política cultural?
É necessários estabelecer (novos?)paradigmas nas instituições.

Rever a questão da Identidade e fugir dos modelos importados.
Questão (importante): O que queremos?

(atuação cultural) como instituição

estabelecer modelo próprio/local
atuar e viver o tempo atual
discutir /debater a arte contemporânea
pesquisar efetivamente a produção atual.
-> são 21 horas!!!

Para uma instituição funcionar deve ter um quadro
funcional de diversas formações para trabalhar a relação
com o público.

Promover o dinamismo de integração. Ter diálogo com a
comunidade, independente da camada social, origem ou renda.

alta, erudita (sofisticada)
Cultura { popular (artesanato, histórica)
massa (meios de comunicação, comercial)
_____________________________________________






0 comentários: