domingo, março 11, 2007

foto I - referência bibliográfica

LIVROS


►BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: editora Nova Fronteira, 1984.

BIENAL 50 ANOS, 2001.Fundação Bienal de São Paulo.

►CAMPANY, David. Art and Photography (Themes and Movements), Phaidon Press, 2005.

COSTA, Helouise. Waldemar Cordeiro: A ruptura como metáfora. São Paulo: Cosac&Naify, Centro Universitário Maria Antonia da USP, 2002.

____ & SILVA, Renato Rodrigues da. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

____ & MESQUITA, Ivo. Fotografia no acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo. São Paulo, 2002.

►DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas – SP: Papirus, 2000.

►FABRIS, Annateresa Identidades Virtuais: uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

►____ A fotografia e o sistema de artes plásticas. IN: Fotografia: Usos e Funções no Século XIX. (Org.) Fabris, Annateresa. São Paulo: Edusp, 1998.

►FERNANDES JUNIOR, Rubens. Panorama da fotografia no Brasil [1946-98]. São Paulo: Cosac Naify, 2003.

►FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

►FRIZOT,M. A New History of Photography. Frizot, M. (ed). Könemann Verlagsgesellschaft mbH, 1998.

SANTOS Alexandre & dos SANTOS, Maria Ivone (org.) A fotografia nos processos artísticos contemporâneos. Editora da UFRGS, 2004.

►JASON, H.W. History of art. New York: Harry N. Abrams, Inc., 1995.

►KOSSOY, Boris. Origens e expansão da fotografia no Brasil. Rio de Janeiro: Funarte, 1980.

►MACHADO, Arlindo. A ilusão especular. São Paulo: Brasiliense, 1984.

►____ Pré-cinemas& pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997.

PAVAN, Margot. Fotomontagem e pintura pré-rafaelista. IN: Fotografia: Usos e Funções no Século XIX. (Org.) Fabris, Annateresa. São Paulo: Edusp, 1998.

ROBERTS, Pam. Camera Work. Benedikt Taschen Verlag, 1997.

SILVEIRA, M. Luciana. A interação entre o texto visual e o texto verbal sob o olhar da ontologia da imagem. In: Tecnologia e Sociedade: (im)possibiliades. Queluz, Gilson [et al.]. Curitiba, Torre de Papel, 2003.

SOUSA, Jorge Pedro. Uma crítica do fotojornalismo ocidental. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2000.

SZARKOWSKI, John. Looking at Photographs: 100 Pictures from the Collection of The Museum of Modern Art. 1999.

TURAZZI, Maria Inez. Poses e trajeitos: a fotografia e as exposições na era do espetáculo - 1839/1889. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.


ARTIGOS EM PERIÓDICOS E WEB-SITES


ASSUNÇÃO, T. R. Fotomontagem e colagem poética em Jorge de Lima. O Eixo e a roda, Belo Horizonte (UFMG), v. 9/10, p. 53-74, 2004. Disponível em http://www.ucm.es/info/especulo/numero31/jorlima.html. Acesso: julho, 2006.

____ Fotomontagem e surrealismo: Jorge de Lima. Revista da USP, São Paulo, v. 55, p. 143-151, 2002.

FERNANDES Jr, Rubens. Fotografia e Modernidade: referências e experiências isoladas. Revista da Faculdade de Comunicação da FAAP, São Paulo, n.10, 2002.

MAUAD, Ana Maria. Entre retratos e paisagens: modos de ver e representar o Brasil oitocentista. Revista eletrônica studium 15, 2004.



CATÁLOGOS, FOLDERS, REVISTAS

Deslocamento do Eu: O auto retrato digital e pré-digital na arte brasileira (1976-2001). Campinas, SP, Itaú Cultural, 2001.

I Bienal Internacional da Cidade de Curitiba. Curitiba, 1996.

Identidade Não-Identidade: fotografia contemporânea brasileira. MAM. São Paulo, 1997.

II Bienal Internacional da Cidade de Curitiba. Curitiba, 1998.

III Bienal Internacional da Cidade de Curitiba. Curitiba, 2000.

Marcas do Corpo, dobras da alma. Curitiba, 2000.

Rosângela Rennó. Instituto Tomie Ohtake, 2001.

XI Mostra de Gravura da Cidade de Curitiba. Curitiba, 1995.

WEB SITES

http://www.getty.edu.

http://www.itaucultural.org.br.

http://www.fotoplus.com.br.

http://www.masters-of-photography.com.

http://www.metmuseum.org.

http://www.moma.org.

http://www.museuvirtual.com.br.

http://www.npg.org.uk.

http://www.paris-art.com.

0 comentários: